Monday, October 27, 2014

Vaselina e diferenças culturais...

Oi gente!

Estava eu em uma aula da faculdade, na verdade as diferenças culturais já começam por aqui, eu não consigo nem traduzir direito o nome da matéria... aqui todo aluno do nível superior tem que, obrigatóriamente fazer a matéria chamada Speech que seria um curso de discurso público, ou oratória. Imaginem um curso desses obrigatório para alunos de, por exemplo, engenharia (qualquer uma delas), no Brasil... difícil imaginar né?




Posso garantir que essa foi uma das melhores e mais divertidas matérias que estudei por aqui (por enquanto) graças a professora maravilhosa que tive! Valeu cada minuto de medo (um dia conto prá vocês de onde veio o medo...)!

Nosso primeiro discurso deve ser um How-to, ou seja, um discurso onde você demonstra, passo-a-passo como fazer alguma coisa para os seus colegas de sala. Uma das garotas presentes resolveu mostrar como fazer um esfoliante labial caseiro! Claro que fiquei super interessada! No inverno meus lábios sofrem muito (já que a temperatura e humidade relativa são muito baixas).

Após alguns minutos de preparação ela começa o discurso: "Hoje eu venho ensinar como fazer um esfoliante labial com coisas que todo mundo tem em casa. Você vai precisar de: açúcar, vaselina..."

Confesso que minha mente parou por aí! Não consegui passar o fato de que, de repente, era normal ter vaselina em casa! Aliás, mais que normal: esperado!

No final da aula não me contive e fui conversar com minha colega de classe. Tentei ser cuidadosa e não demonstrar meu espanto: "Oi fulana, como você sabe eu sou brasileira e nós não usamos vaselina tão frequentemente por lá. Você poderia, por favor, me contar alguns usos e benefícios do produto além, claro do esfoliante?"

Gentilmente ela me deu alguns exemplos que listo abaixo:

- Assadura de bebês (junto com maizena)
- Cobrir machucados para evitar contaminação e que a gaze grude na ferida
- Hidratante
- Remover maquiagem

E me sugeriu procurar online outros usos. Disse que eu me surpreenderia com como esse produto é versátil e importante em qualquer casa.

Confesso que não comprei vaselina, nem por curiosidade... até porque mais tarde descobri que o óleo de coco faz tudo isso e muito mais... Entretanto me serviu a lição como diversidade cultural totalmente inexperada! Quem diria a vaselina, motivo de tantos risos por aí, ser tão popular por aqui!


8 comments:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkk...Salve as diferenças culturais!!!

    ReplyDelete
  2. O santo milagroso lá em casa (no Brasil) era o Bepantol!!! Agora também uso óleo de coco :)
    Bjs, Ci!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Van, bepantol é uma das coisas que vem na minha mala.. kkkkkk não vivo sem!!!

      Delete
  3. eu já li em algum blog alguma coisa sobre isso, eu acho, mas não lembro exatamente.
    não acho que seja motivo de piada comprar/ ter vaselina em casa, mas também acho um tanto difícil essa visão sobre o produto mudar =/ e no fim das contas ninguém tem nada a ver com o que você faz ou deixa de fazer com os produtos que você compra, certo?

    bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma amiga minha que trabalha num mercado como caixa me disse que eles nem olham os produtos.. a não ser que seja algo do setor de hortifruti que eles tem que identificar o código kkkkk eu não tenho vergonha de comprar absolutamente nada no mercado... nada mesmo.. mas confesso que achei bem interessante a diferença cultural da imagem do produto aqui e aí :) continuo com meu bepantol e óleo de coco até pq vaselina é derivado de petróleo....

      Delete