Thursday, October 23, 2014

Evoluídos???

Bom dia!

No caminho para o trabalho sempre ouço rádio. Como o percurso demora uma hora gosto de me informar nesse período principalmente sobre a previsão do tempo (por aqui isso é sempre muito importante). Costumo ouvir uma rádio de Rock clássico apresentada por um casal super bem humorado e que falam sobre os mais diversos assuntos.

Imagem Original AQUI

Um dos temas (e que foi destaque da programação de hoje) foi "The talk". Prá quem não está familiarizado com esse termo, esta é a forma que os americanos usam prá se referir a primeira (e muitas vezes a única) conversa entre pais e filhos sobre orientação sexual. Parece que, de acordo com uma pesquisa, essa conversa tem acontecido cada vez mais cedo e, hoje, cerca de 50% das famílias a realizam quando os filhos tem 10 anos de idade.




Outro fato interessante da tal pesquisa é que 25% dos pais com filhos entre 19 e 21 anos nunca falou sobre sexo seguro! Bom, vamos deixar esse dado prá um post futuro... O que mais me chamou atenção foi a quantidade de ligações e como os próprios apresentadores se sentiam desconfortáveis com o assunto.

Isso me fez lembrar um incidente que ocorreu uns 3 anos atrás. Um colega de trabalho foi chamado na escola do filho de 5 anos urgentemente! Claro que ele não pensou duas vezes e foi correndo, no dia seguinte ele estava indignado! Seu filho havia sido suspenso por uma conversa que aconteceu mais ou menos assim:

Imagem Original AQUI

O pequeno, após ser agredido por um colega de sala, chama a professora e diz:

- Professora ele me chutou!

- Está doendo muito? - diz a professora

- Sim!

- Deixa eu ver. Onde foi que ele te chutou?

- No pênis.

Professora perplexa, colegas com cara de espanto. O filho do meu colega é levado a direção. O pai é chamado. Tudo porque o menino usou o termo "pênis", nome anatômico, no lugar de palavras aceitáveis como, em tradução livre, piupiu, passarinho, pipi, etc...

Claro que meu colega de trabalho estava indignado e recorreu de todas as formas legalmente possíveis (o que aqui sempre inclui um processo) prá que a escola se retratasse. Infelizmente não teve sucesso.

Sempre me perguntei como nossa sociedade, que se diz tão evoluída passou disso:

Imagem Original AQUI
Prá punir crianças com 5 anos que usam os termos anatomicamente corretos para indicar seus orgãos genitais?

Imagem Original AQUI

Nem quero falar sobre os que dizem que mulheres com roupas X ou Y estão se desvalorizando ou pedindo prá serem agredidas...

Vergonha alheia define meu sentimento nessa manhã.

Até breve,

Ci

4 comments:

  1. irônica nossa relação com o nome real da coisa. Parece que sempre há uma aversão a pênis e vagina, e a escola é quem ensina esses nomes, até onde me lembro foi no ensino fundamental que aprendi isso.
    chocada não é uma boa palavra, mas realmente não concordo com a escola.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é Ju... eu acho muito incoerente.. Ah, aqui não tem educação sexual nas escolas por conta de padrões religiosos.... vai entender...

      Delete