Monday, November 3, 2014

O cão das lágrimas

Oi gente!

Li a obra completa de Saramago, tenho esse hábito, quando gosto de um escritor quero ler tudo que ele produziu, preferencialmente em ordem cronológica.  Claro que tenho meus momentos favoritos mas sempre disse que o que mais me tocou foi o cão das lágrimas...

Imagem Original AQUI


Somente quem já teve um cachorro (e que me perdoem os amantes de gatos mas são animais diferentes e merecem ser lembrados de formas diferentes - um dia faço um post prá eles, prometo!) consegue entender toda a beleza e sensibilidade dessa passagem.

Fiquei surpresa quando vi um vídeo onde o próprio Saramago afirma que gostaria de ser lembrado como o criador desse personagem lindo! Se você quiser ver o vídeo, ele está disponível AQUI

O bichinho lindo que inspirou a personagem morreu em dois de agosto de 2012 e se chamava Camões (preciso dizer que amei???). E se você quiser saber mais sobre ele é só ler essa matéria AQUI.

Imagem Original AQUI

Se você gosta de ler eu recomendo fortemente a obra de Saramago, se deixe levar por uma literatura totalmente diferente, sensível, repleta de referências que vão se apresentando aos poucos e mudando o seu interior. Se viu o filme "Cegueira", leia o livro! Se prepare para chorar e discutir valores com você mesmo.. Sim, Saramago tem esse poder!

Imagem Original AQUI

Agora um parênteses...

Eu tive cachorros a vida inteira porém, nos últimos quatro anos não pude, isso dói. Dói profundamente. Dói mais do que algumas decisões que donos de cachorros tem que tomar algumas vezes...

Há muito tempo atrás decidi que eu nunca poderia ter um cachorro grande. Simplesmente não sei disciplinar esses bichinhos tão amorosos de forma adequada e, invariavelmente todos os meus cachorros foram mimados... Não me arrependo nadinha por isso!

Saudades de todos os meus peludinhos que já se foram...

Beijinhos,

Ci

3 comments:

  1. Replies
    1. Escrevi pensando em você amiga.. mas infelizmente o Face não está me deixando marcar as pessoas na página do blog...

      Delete
  2. a relação entre cão e gato é um pouco diferente sim, porque em geral gatos são mais independentes e mostram seu carinho de outro modo, que não babando em você (e ao que me parece, a maioria das pessoas não gosta se não for assim).
    Eu gosto de cães e gatos, mas precisamos aprender que eles são diferentes e repeitá-los acima de tudo :)
    Sinto saudade de ter cães e gatos também, acho que eles preenchem a vida^^

    bjo grande.

    ReplyDelete